quarta-feira, 7 de setembro de 2011

História 5 - “OS BRAÇOS DE JUIZ DE FORA”

A história 5Roteiro e storyboard de João Luiz de Souza Miranda, ilustração de Sara Maria Manso Siqueira, colorização digital e letramento de João Luiz de Souza Miranda e Sara Maria Manso Siqueira.


“OS BRAÇOS DE JUIZ DE FORA”

RESUMO
1889, uma jovem negra tenta sobreviver em juiz de fora pós-abolição da escravatura. Entre grandes sofrimentos e pequenas alegrias, um sonho se apodera e inunda o coração da menina: trabalhar na fábrica de tecidos Mascarenhas, e com isso mudar sua vida de vez. Sob o chamado do destino ela luta, será que triunfará?
Nessa trama, que alia ficção e a realidade de muitos negros que viveram a caotica realidade da pós abolição, mostramos o quanto a força dos negros (apesar de todas as dificuldades que lhes foram, e ainda são, impostas), foi vital para a construção de nossa cidade. Sem fugir da luta e de suas origens, o quadrinho valoriza quem foram "Os braços de juiz de fora".

 roteiro história 5 - João

primeiras páginas - desenhos Sara


João e Sara



História 4 - "Apenas nos preservando”

A história 4Roteiro, storyboard, ilustração, colorização digital e letramento de João Luiz de Souza Miranda.



"Apenas nos preservando”

RESUMO DA HISTÓRIA

Em uma ensolarada manhã de domingo, um mistério ronda juiz de fora: as estátuas do monumento a Bernardo Mascarenhas desaparecem. Apenas uma mensagem pichada na base do monumento parece ser a pista derradeira para o sumiço: "apenas nos preservando". Ao longe as estátuas correm da depredação que sofrem. Insatisfeitas, entram em uma pequena jornada de reflexão e debate sobre sua função e preservação.
"apenas nos preservando" busca dialogar com o jovem e informar sobre o patrimônio histórico, artistico e cultural de nossa cidade, as estátuas são o reflexo de ânsias e lutas da preservação da identidade e memória de Juiz de Fora e do paradoxo que o dito progresso pode causar na identidade da cidade. Conscientização aliada à diversão.

 roteiro da história 4 - João

cena colorizada - João

 João Luiz



Banners complementares:


1-  Localização das esculturas que participam da história e seu posicionamento no mapa de JF.


2 - Painel retratando vários imóveis tombados em Juiz de Fora.
. executado por João Luiz de Souza Miranda

História 3 - A CONQUISTA – INÍCIO DO CCBM

3ª HISTÓRIA

A história 3Roteiro de Rose Valverde e Sonia das Graças Oliveira Silva, storyboard de Sara Maria Manso Siqueira,  ilustração de Rosangela Martins e Pablo de Oliveira Fernandes (mãe e filho - ex-alunos de desenho artístico e desenho em quadrinhos do CEM), colorização digital e letramento de Rose Valverde.


A CONQUISTA – INÍCIO DO CCBM

RESUMO DA HISTÓRIA
            Esta história faz um paralelo entre o presente e o passado. As personagens da história passam dos tempos de jovens para tempos atuais.  A artista plástica Nívea Bracher e seus amigos contam como foi o início da história da transformação da antiga fábrica de tecidos Mascarenhas em centro cultural, o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas – CCBM. Nívea sempre apoiou movimentos para preservar as construções antigas de Juiz de Fora e participava sempre das manifestações nesse sentido. Naquela época várias demolições foram feitas para a construção de prédios modernos.
            A preocupação dos artistas da época em preservar os espaços públicos os levou a fazer uma mobilização para preservar o espaço Mascarenhas, antiga Fábrica Mascarenhas, que estava abandonado e sem utilidade. Saíram todos os artistas e pessoas participantes, como um bloco nas ruas, carregando faixas com os dizeres ‘Mascarenhas, meu amor’, dando início a campanha para transformar a fábrica no atual CCBM. Nos quadrinhos vários nomes são citados de pessoas que lutaram pelo espaço cultural, desde pessoas simpatizantes da causa, artistas e até políticos.
            Entre um comentário das personagens de antigamente e outras falas de personagens atuais, a história vai se desenrolando, sempre visando a preservação dos bens culturais da cidade até o tombamento do espaço da fábrica que passou a ser Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.

roteiro - Sara



Os desenhistas, Pablo e Rosangela

História 2 - A PASSAGEM SECRETA

2ª HISTÓRIA

A história 2Roteiro de Sonia das Graças Oliveira Silva, storyboard de João Luiz  de Souza Miranda, ilustração e colorização digital de Felipe Rocha


A PASSAGEM SECRETA

RESUMO DA HISTÓRIA
            Esta história começa numa sala de aula no CEM, Centro de Educação do Menor no prolongamento do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, na Av. Getúlio Vargas, centro de Juiz de Fora. Neste espaço, anos atrás funcionava um depósito e varejo da Fábrica de Tecidos de Bernardo Mascarenhas. 
            Depois de uma conversa intrigante com seus alunos sobre a existência de um fantasma que perambulava pelo espaço Mascarenhas, a professora Rose, personagem da história, fica até mais tarde no CEM para organizar uma ‘Mostra de Arte’ que iria acontecer. Depois de algum tempo trabalhando, a maioria do pessoal que ajudava foi embora e só permaneceram na sala, os professores Gabriel e João e a Rose, que são os personagens principais desses quadrinhos.
            Depois de ouvirem um barulho estranho eles decidem ir verificar se existe a tal passagem secreta entre o prédio do CEM e o prédio do espaço Mascarenhas. Mesmo duvidando da existência de um fantasma eles ficam com muito medo e a história se desenrola entre sustos de portas que batem sozinhas, barulhos assustadores, escadas antigas, escuridão e finalmente, a descoberta de um túnel real, talvez feito por escravos para transportar mercadorias entre um prédio e outro.
            Durante a caminhada pelo túnel escuro e gelado deparam-se com um homem negro que lhes indica o caminho da saída e após correrem para a porta olham para trás e percebem que não tinha ninguém lá. Todos têm a impressão que o tal fantasma apenas queria que eles soubessem que existia sim a passagem secreta. Comentam sobre o que aconteceu com os outros professores e decidem escrever mais sobre o assunto e desenhar uma história em quadrinhos.

roteiro da história 2 - João 



Desenhista Felipe Rocha

História 1 - HISTÓRIA DE BERNARDO MASCARENHAS

1ª HISTÓRIA
A história 1Roteiro de Sonia das Graças Oliveira Silva, storyboard  de Sara  Maria Manso Siqueira, ilustração de Leonardo Paiva, colorização digital e letramento de Rose Valverde

HISTÓRIA DE BERNARDO MASCARENHAS

RESUMO DA HISTÓRIA
            Trata-se de uma história em quadrinhos baseada na vida de Bernardo Mascarenhas. Na história aparece um garoto que representa o próprio Bernardo (chamado de Bernardinho), vestido com as roupas de antigamente e que surge nos quadrinhos como se tudo observasse do alto e, de vez em quando, acrescenta alguma fala explicando coisas sobre a própria vida.
            A história se passa inicialmente nas ruas de Juiz de Fora mostrando as construções históricas no entorno do espaço Mascarenhas. Bernardinho encontra 2 garotos que conversam sobre Bernardo Mascarenhas e tiram suas dúvidas com o avô de um deles que sabe tudo da vida do famoso industrial que viveu em Juiz de Fora e é na casa desse avô que os meninos aprendem sobre a vida desse grande benfeitor da cidade.
            Esta história, por meio de recordações do velho senhor, conta fatos da vida de Bernardo Mascarenhas desde que montou a fábrica de tecidos no Cedro com seus dois irmãos Antonio e Caetano, depois montou a Fábrica Mascarenhas em Juiz de Fora, assim como trouxe também a energia elétrica e colocou os motores elétricos funcionando nas fábricas. Lembra que Bernardo foi diretor do Banco de Crédito Real, ajudou a fundar a Academia de Comércio e muito mais.
            Os quadrinhos relatam a sua vida, as obras realizadas por Bernardo, a sua morte, os monumentos em sua honra, enfim, um rápido resumo de todo o trabalho que esse homem semeou durante toda a sua vida.

roteiro da página 4 - Sara

15° quadro - já colorizado - Desenho; Leo / Colorização: Rose Valverde
16° e 17° quadro - Bernardo jovem (no alto) e Bernardo adulto.

 Leonardo Paiva e Rose valverde

Alcine Bracher, Sonial Oliveira, Rose valverde e Leonardo Paiva.