quarta-feira, 30 de maio de 2018

O que podemos deixar para nossos jovens?


A história de um empreendedor

Bernardo Mascarenhas nasceu em 30 de maio (1847-1899) e todo ano procuro relembrar a história do Bernardo Mascarenhas, vão perguntar: quem é esse cara ? O que ele fez de tão importante? Se formos pesquisar sua história logo vamos saber sobre a sua importância na história de Juiz de Fora, Minas Gerais e até na América Latina. Não é exagero já que ele construiu a primeira Usina Hidroelétrica da América Latina.

O que tem a ver essa história que se passou em fins de 1800 com os dias de hoje?
Muita coisa, a começar com o seu exemplo de empreendedorismo que é um assunto tão atual e está sendo estudado e divulgado pela internet, livros, pesquisas e etc. A diferença é que ele desenvolveu suas ideias inovadoras e partiu para a execução num período em que a ousadia era criticada e não valorizada.

Pois é, num mundo atual cheio de corrupção, acordos desonestos e políticos vendidos o que falta é ética. Sem valores morais e exemplos de cidadania como podemos influenciar os jovens para seguirem um caminho de justiça, não violência e solidariedade?

Por isso que ainda insisto em divulgarmos histórias que mostrem um pouco desses valores. Na história da humanidade o que trouxe o progresso foram pessoas com ideias inovadoras e que acreditavam que podiam mudar o mundo.
Falta incentivo e informação para que mais jovens e adultos possam buscar trilhar caminhos de sucesso explorando suas capacidades com honestidade, organização, engajamento e comprometimento com o social e com o futuro de nosso país.

Uma esperança que continua a ser alimentada pode ser uma realidade que cresce...


Agora, se querem saber mais sobre Bernardo Mascarenhas e sua história podem baixar uma pequena história em quadrinhos (gratuito) no meu site: http://www.rosevalverde.art.br/arquivos_pdf/hq_bernardo/HQ%20Bernardo-hist1.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário