A Equipe

Na abertura da exposição das pranchas de HQ, Sara, Leonardo, Rose, Alcione, Sonia, Rosangela, Pablo, Felipe.


Rose Mary Pinto Valverde de Carvalho - 
Função no projeto: Proponente, designer gráfico e coordenadora.

Graduação: Desenho e Artes Plásticas – UFJF. Pós-graduação: Arte, Cultura e Educação - IAD - UFJF - 2010.
Atuação: Profª. de Artes  no CEM (Centro de Educação de Jovens e Adultos) - Curso de Teatro (2002 e 2003),  Desenho Artístico (desde 2002), Desenho em Quadrinhos (desde 2007) e Desenho de Moda (desde 2007). Artista plástica, decoradora  e designer gráfico. Web designer.
Experiência na área cultural: Coordenação e Produção Executiva do Show - 70 Anos Joãozinho da Percussão – Cine Theatro Central – 25 jun 2009.
10ª Exposição Individual - “O que os olhos vêem... PAZ” – 30 anos de arte – período 15/12/2005 a 30/01/2006- Galeria Arlindo Daibert  - CCBM Centro Cultural Bernardo Mascarenhas Juiz de Fora – MG.
De1990 a 1994  - Chefe do Sub-setor de Artes Plásticas da FUNALFA - Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage - Juiz de Fora - MG. Membro do Conselho Curador da FUNALFA de 90 a 94. Membro do Conselho Diretor do Espaço Mascarenhas de 91 a 93.
2011 - Eleita como representante de Artes Plásticas no CONCULT (Conselho Municipal de Cultura de Juiz de Fora 2011/2013).
. Membro do coletivo Confraria de Arte – Coletivo de Artistas visuais de Juiz de Fora
http://confrariadearte.blogspot.com
. Membro do Atelier Ponto com Arte – http://atelierpontocomarte.blogspot.com


Sonia das Graças Oliveira Silva 
Função no projeto: pesquisadora, organizadora da mesa redonda e roteirista

Graduação: Ciências/Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – Guaxupé – MG. Pós-graduação: Arte, Cultura e Educação - IAD - UFJF- 2010; Mídia e Deficiência - Faced/Facom-UFJF; Arte-Educação Infantil Faced – UFJF. 
Atuação: Faz digitações, correções e orientações em trabalhos acadêmicos. Participação em bancas de Conclusão de Curso como orientadora e avaliadora - UFJF/ Banca de Conclusão de Curso – CES.
Publicações em sites na área de Educação. Apresentações de trabalhos em eventos de Educação. Autora de capítulo no livro: Como obter educação através do ensino.
Blog: http://soniaoliveirajf.blogspot.com



Alcione Bracher Capute
Função no projeto: pesquisadora, participação na mesa redonda 

Graduação: Pedagogia - CES -1997; Pos-graduação em Arte Educação Infantil - UFJF - 2000; pos-graduação em Arte, Cultura e Educação - IAD-UFJF- 2010. Frequentou cursos de arte e disciplinas isoladas no curso de Artes na UFJF. Prof.a aposentada da Rede Municipal de JF, tendo atuado com projeto de arte/educação entre 2001 e 2008. Prof.a da Faculdade Metodista Granbery, no curso de Pedagogia, nas disciplinas "Ação pedagógica na Educação Infantil" e "Arte I". Ministrou várias oficinas e atua como orientadora e avaliadora em bancas de monografia nesta instituição. Participou de inúmeros congressos de educação e arte/educação; Exposições individuais e coletivas em diversos espaços culturais de JF.



João Luiz de Souza Miranda 
Função no projeto: roteirista, confecção de storyboard, desenhista e colorista

Ilustração.Design.Fotografia.Quadrinhos -  Natural do Rio de Janeiro, é formado como bacharel e licenciado em educação artística na UFJF. Integrante do nucleo de produção e estudo de quadrinhos do IAD e publica no fanzine "QI: Quadrinhos Independentes" de Juiz de Fora. Junto a Sara Siqueira montou a exposição em quadrinhos "Do início ao meio". Ilustrador, Fotógrafo, Designer e editor freelance.



Sara Maria Manso Siqueira 
Função no projeto: confecção de storyboard, desenhista e colorista

Arte educadora, atriz, quadrinista e ilustradora - Natural do Rio de Janeiro, Formada em licenciatura e bacharelado em educação artística pela UFJF. Pós-graduação em Psicanálise Subjetividade e Cultura pela UFJF.
 Integrante do núcleo de produção e estudo de quadrinhos do IAD. Publica o fanzine "QI: Quadrinhos Independentes" de Juiz de Fora. Criadora da personagem Sara Joker, com tirinhas na internet, no blog http://sarajoker.blogspot.com.  Junto ao João Miranda montou a exposição "Do Início ao Meio". É atriz do grupo de teatro Criarte, escritora e desenhista. http://sarajoker.deviantart.com

Desenhistas participantes do Projeto:


Leonardo Paiva - desenhista da história 1  - "Bernardo Mascarenhas, um homem várias histórias, da Cedro e Cachoeira até os dias de hoje".
Arte educador e artista plástico.



Felipe Rocha - desenhista/ colorista da história 2 - "A passagem secreta".
Graduando em Artes - UFJF





Rosangela Martins  e Pablo de Oliveira Fernandes - desenhistas da história 3 -  "A conquista - Início do CCBM".
Ex-alunos do CEM de desenho em quadrinhos e desenho artístico.