quarta-feira, 7 de setembro de 2011

História 3 - A CONQUISTA – INÍCIO DO CCBM

3ª HISTÓRIA

A história 3Roteiro de Rose Valverde e Sonia das Graças Oliveira Silva, storyboard de Sara Maria Manso Siqueira,  ilustração de Rosangela Martins e Pablo de Oliveira Fernandes (mãe e filho - ex-alunos de desenho artístico e desenho em quadrinhos do CEM), colorização digital e letramento de Rose Valverde.


A CONQUISTA – INÍCIO DO CCBM

RESUMO DA HISTÓRIA
            Esta história faz um paralelo entre o presente e o passado. As personagens da história passam dos tempos de jovens para tempos atuais.  A artista plástica Nívea Bracher e seus amigos contam como foi o início da história da transformação da antiga fábrica de tecidos Mascarenhas em centro cultural, o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas – CCBM. Nívea sempre apoiou movimentos para preservar as construções antigas de Juiz de Fora e participava sempre das manifestações nesse sentido. Naquela época várias demolições foram feitas para a construção de prédios modernos.
            A preocupação dos artistas da época em preservar os espaços públicos os levou a fazer uma mobilização para preservar o espaço Mascarenhas, antiga Fábrica Mascarenhas, que estava abandonado e sem utilidade. Saíram todos os artistas e pessoas participantes, como um bloco nas ruas, carregando faixas com os dizeres ‘Mascarenhas, meu amor’, dando início a campanha para transformar a fábrica no atual CCBM. Nos quadrinhos vários nomes são citados de pessoas que lutaram pelo espaço cultural, desde pessoas simpatizantes da causa, artistas e até políticos.
            Entre um comentário das personagens de antigamente e outras falas de personagens atuais, a história vai se desenrolando, sempre visando a preservação dos bens culturais da cidade até o tombamento do espaço da fábrica que passou a ser Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.

roteiro - Sara



Os desenhistas, Pablo e Rosangela

Nenhum comentário:

Postar um comentário