quarta-feira, 7 de setembro de 2011

História 1 - HISTÓRIA DE BERNARDO MASCARENHAS

1ª HISTÓRIA
A história 1Roteiro de Sonia das Graças Oliveira Silva, storyboard  de Sara  Maria Manso Siqueira, ilustração de Leonardo Paiva, colorização digital e letramento de Rose Valverde

HISTÓRIA DE BERNARDO MASCARENHAS

RESUMO DA HISTÓRIA
            Trata-se de uma história em quadrinhos baseada na vida de Bernardo Mascarenhas. Na história aparece um garoto que representa o próprio Bernardo (chamado de Bernardinho), vestido com as roupas de antigamente e que surge nos quadrinhos como se tudo observasse do alto e, de vez em quando, acrescenta alguma fala explicando coisas sobre a própria vida.
            A história se passa inicialmente nas ruas de Juiz de Fora mostrando as construções históricas no entorno do espaço Mascarenhas. Bernardinho encontra 2 garotos que conversam sobre Bernardo Mascarenhas e tiram suas dúvidas com o avô de um deles que sabe tudo da vida do famoso industrial que viveu em Juiz de Fora e é na casa desse avô que os meninos aprendem sobre a vida desse grande benfeitor da cidade.
            Esta história, por meio de recordações do velho senhor, conta fatos da vida de Bernardo Mascarenhas desde que montou a fábrica de tecidos no Cedro com seus dois irmãos Antonio e Caetano, depois montou a Fábrica Mascarenhas em Juiz de Fora, assim como trouxe também a energia elétrica e colocou os motores elétricos funcionando nas fábricas. Lembra que Bernardo foi diretor do Banco de Crédito Real, ajudou a fundar a Academia de Comércio e muito mais.
            Os quadrinhos relatam a sua vida, as obras realizadas por Bernardo, a sua morte, os monumentos em sua honra, enfim, um rápido resumo de todo o trabalho que esse homem semeou durante toda a sua vida.

roteiro da página 4 - Sara

15° quadro - já colorizado - Desenho; Leo / Colorização: Rose Valverde
16° e 17° quadro - Bernardo jovem (no alto) e Bernardo adulto.

 Leonardo Paiva e Rose valverde

Alcine Bracher, Sonial Oliveira, Rose valverde e Leonardo Paiva.


Um comentário: