quarta-feira, 29 de maio de 2013

Aniversário de nascimento de Bernardo Mascarenhas - 1847

Bernardo Mascarenhas, nasceu em 30 de maio de 1847*

Antônio e Policena tiveram 13 filhos, sendo o décimo, Bernardo, nascido em 1847 na fazenda São Sebastião, em Tabuleiro Grande. Aos doze anos, ele ingressou no Colégio Caraça, considerado à época um dos melhores, senão o melhor, de Minas Gerais. Poderia ter seguido um curso superior, mas preferiu uma vida prática.



Colégio Caraça

Aos 18 anos recebeu do pai, que fizera o mesmo a todos os filhos homens, a quantia de 26 contos de réis para começar sua vida adulta. Empregou a quantia em uma sociedade com seu irmão Caetano na compra de  gado magro, que era posto a engordar na fazenda São Sebastião e depois revendido com lucro. O negócio provou-se próspero e, complementado com o comércio de sal, garantiu a subsistência dos irmãos por um tempo. Apesar de tentar seguir os passos do pai, o jovem Bernardo no entanto era inquieto demais para o comércio ou agropecuária. Em 1865, sugeriu à família que montassem uma fábrica de tecidos movida a energia hidráulica.

Bernardo jovem


Por volta de 1885, Bernardo mudou-se para Juiz de Fora, onde tornou-se um dos fundadores do Banco de Crédito Real de Minas Gerais. Ele adquiriu então terrenos em diversas partes da cidade, construindo em um deles, próximo à Estação Ferroviária, a  Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas, inaugurada em 1888. Buscando novas fontes de energia para sua fábrica, fundou no mesmo ano a Companhia Mineira de Eletricidade, responsável no ano seguinte pela inauguração da Usina Hidrelétrica de Marmelos, a primeira construção do tipo na América Latina.






Bernardo quando foi iniciar o projeto para a iluminação elétrica da capital, Belo Horizonte.


VAZ, Alisson Mascarenhas. Bernardo Mascarenhas: desarrumando o arrumado -  um homem de negócios do século XIX.

Nossa intenção ao iniciar esse projeto foi homenagear o jovem Bernardo que era empreendedor, sonhador e audacioso. Em nossa história ele surge como um personagem invísivel, talvez um elo entre passado e presente. Ele participa da nossa história e conta detalhes que os outros personagens não sabiam. 

desenho de Leonardo Paiva

1 - colorização Rose Valverde 

2

E finalmente a última cena que nos lembra do monumento em homenagem ao Bernardo...

desenho de Leonardo


colorização Rose

colorização Rose


Bernardinho aparece no último quadro mostrando a inscrição que fizeram no monumento em sua homenagem:
“A seu grande Benfeitor Bernardo Mascarenhas, a gratidão de Juiz de Fora – 1937”. Na face posterior estáva escrito: “Passou pela vida semeando exemplos de honradez, perseverança e trabalho; morreu recebendo as bênçãos do povo.”






Nenhum comentário:

Postar um comentário