sexta-feira, 24 de maio de 2013

O que perdemos com o vandalismo

O monumento a Bernardo Mascarenhas há anos vem sendo pixado e dilapidado. Em 2009 o monumento foi restaurado, mas pouco tempo depois roubaram a placa que havia sido recolocada e agora está cada vez mais danificado.
Não dá para entender como um monumento que fica em região tão central, em frente a Secretaria de Educação encontra-se tão pixado assim. Será que essa pixação é feita a noite? 
Vejo sempre uma turma de estudantes sentados em sua volta e devem ser os mesmos que estão danificando as esculturas. Hoje quando tirava as fotos para essa postagem vi que alguns jovens que estavam por ali sairam quando comecei a fotografar. Um deles comentou: "Ainda bem que não assinei" outro ficou curioso e perguntou porque eu estava fotografando. Comentei com eles que esse monumento havia sido encomendado pelo povo para homenagear o Bernardo e agora o próprio povo o estava destruindo. Disse também que era uma burrice pois cada coisa que é destruída na cidade vai ser reposta com nosso  próprio dinheiro. Se pagamos impostos, também arcamos com o conserto que é feito no patrimônio público.

Quem destroi um bem público não percebe que está tirando dinheiro de outras áreas importantes como educação, saúde e lazer. E essa turma se acha esperta...

Fotos tiradas em maio de 2008:




Restauração realizada em 2009:



Novas pixações em 2010:




Fotos tiradas em março de 2011:



Fotos de outubro de 2011

Fotos tiradas hoje - 23 de maio de 2013









É por isso que em 2012 o João Miranda criou a historia "Apenas nos preservando" que conta a historia das duas estatuas que fogem do monumento a  Bernardo Mascarenhas. 
Daqui há pouco a ficção se tornará realidade. 
Elas já devem estar cansadas de serem pixadas!


SALVE!






Nenhum comentário:

Postar um comentário