segunda-feira, 20 de maio de 2013

Desenhos pixados na abertura da exposição "Fábrica de Desenhos" de Rose Valverde

A exposição Fábrica de Desenhos

A necessidade de repensar meu percurso de trabalho em arte/educação foi um dos motivos para propor o projeto Fábrica de Desenhos. Por estar ministrando cursos de desenho artístico, desenho em quadrinhos e desenho de Moda num espaço que antigamente era parte da Fabrica Mascarenhas é natural que todo o processo de aprendizado que propus nos últimos anos perpassasse pela história da Fábrica e pela própria história de Bernardo Mascarenhas, motivo pelo qual apresentei essa proposta de exposição no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.
O projeto é também o resgate de uma história de dedicação ao desenho artístico e está em consonância com pesquisas sobre o ensino e valorização do desenho que vem sendo realizadas nacionalmente conforme observei no XXII Congresso Nacional da Federação de Arte educadores do Brasil - SP - Nov/2012.
Comecei a dar aula de desenho artístico no CEM em 2002 e já tivemos mais de 410 alunos além das outras turmas de desenho em quadrinhos e desenho de moda também. A proposta do curso de desenho artístico é proporcionar aos alunos desenvolver as habilidades de desenho assim como estimular um novo olhar para o mundo a sua volta, perceber proporções, desenvolver noções de equilíbrio, ritmo, harmonia, entender os fundamentos do desenho, da forma e da perspectiva. Através dos anos em que desenvolvi esse trabalho em sala de aula fui reunindo registros, fotos, desenhos e esboços os quais proponho agora apresentar nessa exposição com o intuito de mostrar os caminhos que temos feito nesses últimos anos.

"Fábrica de Desenhos" é um registro de 11 anos de trabalho no CEM no curso de desenho artístico.

Desenhos pixados na abertura da exposição



Samuel Wiliam Silva e Souza (17) e Pedro Henrique dos Reis Jeronimo (18) membros da Associação Juizforana de Hip-Hop - situada no Bairro São Bernardo. Os jovens são monitores do Prof. Igor no projeto de Grafite. São ex- pichadores...


Os jovens pixaram os desenhos à lápis e depois Rose Valverde falou sobre o vandalismo e a preservação. "Temos que aprender a construir, a criar, não destruir", termina Rose Valverde.
Iara Pinto da SIlva Netto (filha de Rose Valverde) gravou o momento em que Rose Valverde faz uma explicação sobre a série Construção x Reconstrução.


foto tirada durante a montagem da exposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário